Conflict ResolUtion for better ScHool management - Primeiro evento

quarta-feira, 13 de abril de 2016


Foi uma semana intensa, a vivida por todos os participantes no primeiro evento de aprendizagem, realizado no âmbito do projeto Crush – Conflict Resolution for better school management, integrado no Erasmus +.
Entre 14 e 20 de fevereiro, os 20 alunos da Turquia, Lituânia, Espanha e Itália e os 18 alunos portugueses, da Escola E.B.I / JI José Carlos da Maia, experienciaram momentos de salutar convívio e aprendizagem, durante as atividades programas pela equipa coordenadora do projeto, as quais se centraram sobretudo na “Imigração”, o tema atribuído ao nosso país.
O relato do evento e a reportagem fotográfica, marcam esta experiência fantástica!

1º Dia
Eram 9 da manhã quando começaram a chegar à escola as entidades convidadas para a abertura oficial da “Semana Crush”. À sua espera, no auditório, estavam já todos os alunos envolvidos, bem como os 14 professores dos países visitantes e a equipa coordenadora do projeto, em Portugal.
As boas vindas foram dadas pela Diretora do Agrupamento de Escola Professor Paula Nogueira, professora Elsa Parreira, à qual se seguiu o Chefe de Gabinete do Presidente da CMO, António Camacho e o Presidente da Junta de Freguesia de Quelfes, Miguel Dimas. Os convidados ofereceram lembranças aos coordenadores dos projetos dos países que integram o “Crush”, momento ao qual se seguiu a oferta de t-shirts personalizadas a todos os alunos participantes, bem como uma brochura com o programa da semana e informações úteis sobre o Algarve e Olhão.
Mais tarde, os alunos tiveram oportunidade de conviver, interagir e conhecer-se, durante a realização de jogos tradicionais portugueses, tendo-se seguido um breve passeio pelas imediações da escola.
Depois do almoço na cantina da escola, alunos e professores tiveram um sessão Europass. No caso dos alunos, estes aprenderam a criar um Passaporte Europeu das Línguas, orientados pela subcoordenadora de Espanha, Beatriz Pérez Ávila. Os professores juntaram-se na Biblioteca da Escola, para ali elaborarem o documento de Mobilidade.

2º dia
Com paragem em três ilhas, o grupo partiu de manhã para a Armona, onde teve oportunidade de visitar a ilha e apreciar a sua beleza. Dali para o Farol, os participantes passaram aqui mais tempo, tendo inclusive, alguns professores, aproveitado para se banhar nas águas algarvias!
O almoço foi na ilha da Culatra, uma típica ilha piscatória, na qual o grupo aproveitou também para conviver com os locais.

3º dia
Durante a manhã deste dia, todos os alunos estrangeiros tiveram oportunidade de assistir a aulas das diferentes turmas da escola, entre o 6º e o 9º anos. Com um horário próprio, todos os visitantes experienciaram a aprendizagem numa sala de aula portuguesa e como aqui são recebidos os alunos imigrantes. Durante o intervalo grande da manhã, foi surpreendido com uma festa improvisada, com direito a bolo de aniversário, o aluno espanhol Juan José, que neste dia completou 16 anos.
À tarde, puderam transmitir a experiência de ser “Imigrante por um dia”, durante o workshop direcionado para os alunos, onde cada país apresentou os resultados de um questionário sobre imigração, feito na respetiva escola.
Ainda de manhã, os professores assistiram a um workshop sobre Imigração, o qual contou, como oradora, com a presença da Dra. Graça Martingo, do Alto Comissariado para as Migrações. Também os professores, apresentaram o estudo feito em cada uma das escolas, sobre os imigrantes que as frequentam. A equipa coordenadora do Crush, em Portugal, deu a conhecer ao grupo o seu Protocolo das Línguas, o qual contém as diretrizes de acolhimento de estudantes estrangeiros / imigrantes, no Agrupamento de Escolas Professor Paula Nogueira.

4º dia
De comboio, o grupo dirigiu-se a Faro, onde foi recebido no armazém do Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve, por uma das suas responsáveis. A também voluntária, explicou aos participantes como todo o trabalho ali se processa, desde que os alimentos entram no banco, até que voltam a sair. Mais tarde, todos os alunos fizeram também um pouco deste trabalho, nomeadamente, de acondicionamento dos produtos, para entrega nas instituições.
Os alunos divertiram-se e todos foram unânimes na importância que teve o seu ato de solidariedade.
Depois do almoço volante no Jardim da Alameda, o grupo dirigiu-se ao Arco da Vila, onde era já esperado pelo guia que o iria levar a uma passeio pela Cidade Velha, o qual terminou no Museu Municipal. Aqui, ficaram a conhecer grande parte da história da capital algarvia.
O dia terminou em grande, com um jantar convívio no refeitório da Escola E.B. I / JI José Carlos da Maia! Foram convidados todos os alunos e professores participantes no projeto, bem como as famílias anfitriãs as quais, durante a semana, receberam nas suas casas os alunos estrangeiros.
O jantar preparado pelas funcionárias da escola foi acompanhado de momentos musicais protagonizados por alunos da escola, os quais impressionaram quem os ouviu! A noite decorreu em ambiente de muita alegria e salutar convívio entre todos os presentes!

5º dia
Enquanto os professores coordenadores dos diferentes países se reuniam na escola, os alunos e restantes professores visitaram, o Parque Natural da Ria Formosa, onde tiveram a oportunidade de fazer um “Peddy Paper”, em pequenos grupos, com alunos dos vários países. O regresso à escola foi feito a pé, tendo aqui sido tirada última foto de grupo e feitas as despedidas.
Foi um “até já”, até Itália, em maio, país onde se realiza o próximo evento “Crush”

0 comentários:

Enviar um comentário

 
© Crush | Designed by Thailand Hotels, in collaboration with Tech Updates, Webdesign Erstellen and Premium Wordpress Themes